segunda-feira, 22 de julho de 2013

Reflexão final

Trabalhando na área do ensino de Português como língua estrangeira e segunda, decidi inscrever-me no curso "Estilos de Uso do Espaço Virtual para a Aprendizagem Online" para me atualizar enquanto formadora numa era em que as novas tecnologias invadem o nosso dia-a-dia e contribuem drasticamente para a nossa aprendizagem. É inegável que o espaço virtual é uma fonte rica e inesgotável de informação e que, no caso de aprendizagem de uma língua estrangeira, traz inúmeras vantagens linguísticas e culturais.
Tendo já trabalhado como tutora em formações b-learning, pensei em frequentar o curso em questão para preencher lacunas no que diz respeito à educação e-learning e posso dizer que o balanço foi mais do que positivo. Para além de ter achado as aulas bem organizadas, os conteúdos foram de real importância para percebermos como é que os nossos os alunos (e nós próprios, evidentemente) aprendem nos dois contextos, o presencial e o virtual. Esta formação é, sem dúvida, uma mais-valia para compreendermos os quatro estilos predominantes no processo de ensino-aprendizagem. Certamente irei aplicar os questionários no início das minhas aulas de PLE para tentar estimular os meus formandos. Também apreciei a parte prática da formação, em que tivemos de realizar exercícios para os diferentes estilos. Articular atividades que contemplem os quatro estilos torna-se um desafio numa aula de língua estrangeira, já que primeiramente temos de privilegiar a abordagem comunicativa e contemplar as competências orais, escritas e de leitura.
Sem dúvida, este curso contribuiu positivamente para o meu desempenho enquanto professora e certamente enquanto aluna, já que foi a primeira vez que utilizei o espaço virtual formalmente para a minha formação contínua. Já agora, fica a sugestão para a Professora Daniela e para a Universidade Aberta: Por que não criar uma pós-graduação que aprofunde o tema?

Até breve,
Susana Vieira Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário